EXTRATOS E ESTUDOS: A.-J. FESTUGIÉRE; François Bonardel; Hermetismo Cristão; Tábua de Esmeralda; Elie Lemoine
Bibliografia digital (seleção)
- Biblioteca Nacional da França (acervo digital)
- DE POTESTATE ET SAPIENTIA DEI — HERMES TRISMEGISTUS
- DEUX LIVRES DE MERCURE TRISMÉGISTE HERMÉS
- LE SANCTUAIRE DE MEMPHIS, OU HERMÉS : DÉVELOPPEMENTS COMPLETS DES MYSTÉRES MAÇONNIQUES — par Le P. J. E. Marconis de Nègre
- PIMANDER, SEU DE POSTATE ET SAPIENTA DEI — HERMÉS TRISMÉGISTE ; éd. Marsilio Ficino
- SAINT CHRISTOPHE : SUCCESSEUR D'ANUBIS, D'HERMÉS ET D'HÉRACLÉS — P. Saintyves
- CORPUS HERMETICUM — Tradução em inglês de G.R.S. Mead, com uma ótima recente introdução, criticando as traduções disponíveis em inglês.
- THRICE-GREATEST HERMES ; STUDIES IN HELLENISTIC THEOSOPHY AND GNOSIS, BEING A TRANSLATION OF THE EXTANT SERMONS AND FRAGMENTS OF THE TRISMEGISTIC LITERATURE, WITH PROLEGOMENA, COMMENTARIES, AND NOTES (VOLUME 1); (Volume 2); (Volume 3)
- THE THEOLOGICAL AND PHILOSOPHICAL WORKS OF HERMES TRISMEGISTUS, CHRISTIAN NEOPLATONIST
- ALCHEMY — acervo digital em inglês
- Sobre Alquimia não deixe de visitar: THE ALCHEMY WEBSITE
Em particular, Orígenes, indo até o fim nesse caminho, empenhou-se em sua ação de cristão, em levar para a clareza da revelação bíblica não só a sabedoria filosófica dos pagãos como também a "sabedoria dos príncipes deste mundo" (1Cor 2,6), pela qual ele entendia "algo como a pretensa filosofia secreta dos egípcios" (fazendo alusão aos escritos herméticos atribuídos a "Hermes Trismegisto" = Tot, divindade egípcia), "a astrologia dos caldeus e dos hindus… que prometem ensinar a ciência das coisas supraterrestres" e também "as múltiplas doutrinas dos gregos sobre a natureza do divino". Ele considerava possível que os poderes do mundo não ensinem sua sabedoria "aos homens… para os lesar, mas porque eles mesmos acreditam na verdade dessas coisas". Ideias semelhantes encontram-se na Praeparatio evangélica de Eusébio de Cesareia (Hans Urs von Balthasar).
René Guénon: HERMETISMO; TRADIÇÃO HERMÉTICA; HERMES; O TÚMULO DE HERMES; APROXIMAÇÕES MAÇÔNICAS E HERMÉTICAS
Julius Evola: A TRADIÇÃO HERMÉTICA
O hermetismo é uma das criações do helenismo. Livros de astrologia atribuídos à sabedoria imemorial do deus egípcio Hermes-Thot tinham já surgido no século um a. C., mas ao que se chama o Corpus Hermeticum é uma coleção de escritos de vários gêneros, redigidos entre 100 e 300 d. C., que sofreram sem dúvida a influência das mudanças nos círculos gnósticos. Na realidade, o hermetismo é uma etiqueta colada sobre os conhecimentos emprestados de astrologia, magia e alquimia ao meio cultural da época. Só a cosmogonia do tratado Poimandres é original. A existência de uma comunidade hermética, nos primeiros séculos d. C., é problemática, mas a sua existência na Idade Média é seguramente ficção de má qualidade. (Verbete do Dicionário das Religiões, Mircea Eliade e Ioan Couliano. Dom Quixote, Portugal.)
Fernando Pessoa: Rosea Cruz
Deixe os espiritas e os theosophos orientaes. São quando muito publico para iniciados. Nada mais são. Acredite. E acredite também que a sciencia hermética é uma sciencia, e nada tem com disciplinas de vontade, saber querer e outras cousas assim. Tudo é sciencia, sabedoria — no desejo, vontade ou concentração. Essas são cousas que fatalmente seguem, porque o sentimento e a vontade estão á altura que as puzer a sciencia, a sciencia, não a inteligência ou o saber. Mas isto é liminar para o mystério. De resto já nas minhas palavras lhe disse o mystério todo. Disse-lh'o porque o sr. não percebe, nem perceberá nunca, porque não pode perceber. Quem compreender isto, — é a velha frase — que o compreenda».
«O sr. considera, por exemplo, pura imaginação e impossibilidade o Metzengerstein de Poe? (Um dos ocultos fantásticos de Edgar Allan Poe, em que se admite a metempsicose e se exemplifica como «quem com fogo mata, com fogo morre».)
«Mas com certeza…»
«Ingenuidade, creia. Ingenuidade e mais nada.»
PÁGINAS:
88 páginas com links para Hermetismo