Carregando...
 

O Processo de Manifestação

A manifestação sempre procede de um estado de não-manifestação, embora seja uma questão de anterioridade que é puramente primordial, e não temporal. Deus é tão sublime para ter qualquer relação temporal entre Ele mesmo e Sua criação... Sua primazia é essencialmente Sua ulterioridade. Sua anterioridade é Sua posteridade. (Jili: Al-Insam al Kamil, tr. Titus Burckhardt)

Quando uma sociedade está falindo...

Quando uma sociedade está morrendo, o conselho mais íntegro a se dar àqueles que a restaurariam é de fazê-la relembrar os princípios dos quais brotou... A queda de sua constituição primordial implica em decadência, retornar a ela, recuperação. (Papa Leão XIII, Rerum Novarum)

Nos tempos antigos

Nos tempos antigos o homem perfeito do Tao era sutil, penetrante e tão profundo que dificilmente podia ser compreendido...
Retornando à origem é chamado paz;
Significa reversão ao destino.
Reversão ao destino é chamado eternidade.
Aquele que conhece a eternidade é chamado iluminado...
Sendo supremo pode alcançar o Tao.
Aquele que alcança o Tao é sempiterno.
Embora seu corpo possa decair nunca perece. (Lao Tzu)

Como uma coisa começa, assim termina

Como uma coisa inicia, assim chega ao fim. Do uno surge o dois, e do dois o uno - assim como do Pai gerou-se Deus o Filho, e dos dois procedeu Deus o Espírito Santo. Assim foi todo o mundo feito, e assim também deve terminar. Considere cuidadosamente estes poucos pontos, descobrirás, primeiramente, o Pai, então o Pai e o Filho, finalmente, o Espírito Santo. Descobrirá os quatro elementos, as quatro luminárias, as duas celestiais, as duas cêntricas. Resumindo, não há, não houve, e não haverá nada no mundo que seja outro do que aparece neste símbolo, e um livro pode ser preenchido com seus mistérios. (Sendivogius)

A Criação do Mundo enquanto Véu

A Criação do Mundo foi um Véu lançado sobre a Face de Deus, com a figura da Divindade encoberta por este Véu, e Deus Ele mesmo visto através dele por uma tênue transparência; como o Sol em uma manhã, ou Névoa, é visto por uma Luz refratada através do meio espesso dos Vapores terrestres. (Peter_Sterry)

A matéria deste mundo

A matéria deste mundo é a materialidade do Reino dos Céus, trazida a um estado criado de vulgaridade, morte, e prisão, por ocasião do pecado daqueles anjos que primeiro habitaram o lugar ou extensão deste mundo material. Agora estas propriedades celestiais que foram trazidas para esta compactação criada permanecem em um desejo contínuo de retornar a seu primeiro estado de glória; e isto é o gemido de toda a criação por ser liberada da vaidade que fala o Apóstolo. (William Law)

Este mundo...

Este mundo, com todas as suas estrelas, elementos e criaturas, veio do mundo invisível; não tem a menor coisa ou a menor qualidade do que quer que seja que não tenha se manifestado daquele mundo invisível. (William Law)

Quando Deus mudou Sua forma

Hermes... disse que quando Deus mudou Sua forma, o universo foi subitamente revelado e apresentado na Luz da Atualidade - este mundo sendo nada mais que uma Imagem visível de um Deus Oculto. Isto foi o que os Antigos queriam dizer quando falavam que Palas emergiu em divina perfeição da testa de Júpiter, com a ajuda de Vulcano (ou Luz Divina). (O Todo-Sábio Guardião da Porta)

No princípio do princípio, mesmo o nada não existia

No princípio do princípio, mesmo o nada não existia. Então veio o período do Sem-Nome. Quando o UNO veio a existir, havia o UNO, mas era sem forma. Quando as coisas obtiveram aquilo pelo qual vieram a existência, esta foi chamada sua virtude... Por cultivo desta natureza, somos levados de volta à virtude; e se isto é aperfeiçoado, nos tornamos como todas as coisas eram no princípio. Nos tornamos incondicionados.

Dispositivos móveis

Online Users

1 usuário on-line

Responsável

Murilo Cardoso de Castro
Doutor em Filosofia, UFRJ (2005)
Mostrar mensagens de erro do PHP