Carregando...
 
id da página: 4760 TIAGO MAIOR
EVANGELHO PERSONAGENS — TIAGO MAIOR

Wikipedia: Português, Español, Français, English

Perenialistas

Jacques Bonnet: EXCERTOS DE "O ENIGMA DE COMPOSTELA", ÉTUDES TRADITIONNELLES 478, 1982

São Tiago Maior era, dizem os Evangelhos, o irmão de João, todos os dois filhos de Zebedeu e denominados "filhos do trovão". Assistem, com São Pedro, à Transfiguração de Jesus e sua agonia no Jardim das Oliveiras. Um outro apóstolo de nome Tiago, filho de Alfeu, denominado Tiago Menor, parece idêntico à Tiago, irmão de Jesus e primeiro bispo de Jerusalém, jogado de um torre e pouco antes do ano 70, enquanto Tiago Maior morreu pela espada, primeiro apóstolo mártir.

A Igreja do Oriente distingue três apóstolos pelo nome de Tiago, a tradição ocidental dois somente. Entre Tiago Maior e o "irmão" de Jesus (posto entre os apóstolos na Epístola aos Gálatas, I,19), há um reporte segundo a tradição armeniana: a cabeça de Tiago Maior teria sido levada a Tiago, o irmão do Senhor, quando a mãe de Jesus se encontrava em sua casa. É assim que o martírio de Tiago Maior está presente na igreja armênia do monte Sião dedicado a Tiago, irmão de Jesus. Um quadro representa este último tendo entre suas mãos a cabeça do decapitado.

Estes reportes, como estas confusões, lembram aqueles que existem entre as mulheres nomeadas Maria nos Evangelhos. Aí também, a Igreja do Oriente distingue Maria Betânia de Maria Madalena, enquanto no Ocidente se tende a confundi-las. Há ainda uma Maria mãe de Tiago Menor, e Salomé, mãe de Tiago Maior, é chamada também Maria na tradição das Santas provençais.

Há além disso uma acavalamento entre os Tiagos e as Marias, posto que Maria, mãe de Jesus, recebe a cabeça de Tiago Maior na casa de Tiago irmão de Jesus; que a mãe de Tiago Menor se nomeia Maria; que Maria Jacobeia acompanha às Santas Marias a mãe de Tiago Maior, com a relíquia da cabeça do decapitado.

Enfim, e não é menos interessante, uma ligação se estabeleceu entre Tiago, bispo de Jerusalém e patriarca de Jacó. Enquanto no século V os judeus associavam Jacó e Davi ido de Sião a Hebron, os cristão disto fizeram uma festa de "Tiago e Davi", celebrada em 25 de dezembro e assinalada principalmente no Itinerário de Egéria.

Tem-se a impressão de um mundo angélico onde os personagens distintos se juntam em uma espiritualidade que os faz confundir a olhos humanos. Séculos mais carregados de espiritualidade que o nosso muito bem se acomodaram destes reportes e confusões. Ligaram-se às imagens, aos símbolos intimamente conectados. Este simbolismo se apresenta na Peregrinação de Santiago de Compostela.

Dispositivos móveis

Online Users

1 usuário on-line

Responsável

Murilo Cardoso de Castro
Doutor em Filosofia, UFRJ (2005)
Mostrar mensagens de erro do PHP