Carregando...
 
id da página: 41 Sri Ramana Maharshi
Vedanta — Sri Ramana Maharshi (1879-1950)

Biografia e bibliografia

Nascido em 1879 no Sul da Índia (Madura), Venkatraman Aiyer fez seus estudos no liceu americano desta cidade. Aos dezessete anos viveu, na tranquilidade de seu quarto, a experiência intensa de sua morte, contemplando em seguida a fonte divina de seu ser. Pouco depois, um chamado interior o obrigou em 1896 a deixar tudo para se retirar em uma gruta em Arunachala, montanha sagrada próxima a Tiruvannamalai, à oeste de Pondichery. Para lá foram atraídos os peregrinos que buscavam este asceta transfigurado, que passou a ser chamado de Maharshi (Grande Sábio). A chegada de mais e mais peregrinos levou a construção de dois ashrams próximos à gruta.

Ramana Maharshi nada escreveu mas os que o cercavam registraram os diálogos que teve. O que requer de seus leitores um forte sentido crítico quanto à qualidade das fontes destes registros e a sua fidedignidade. Veja sobre esta questão o excelente estudo de Maria Burgi-Kyriazi, Ramana Maharshi et l'expérience de l'Etre: "cedendo aos letrados que o cercavam a tradução, em linguagem vedântica tradicional, do conteúdo de seu sadhana, o Sábio sempre acentuou sua preferência por um método simples, leve, direto e desembaraçado. A metáfora do mergulhador é particularmente reveladora do "estilo" que sempre foi o seu. Ao responder à questão "quem sou eu?", é preciso mergulhar dentro de si-mesmo, o espírito recolhido em um única ponto, a palavra e a respiração suspensas, e encontrar o lugar original de onde surge a consciência pessoal. O "mergulhador espiritual" deve, mais que o pescador de pérolas, proceder por etapas sabiamente ordenadas e por graus sucessivos? Não deve ele ir direto à meta, o mais rápido e o mais cedo? Não é para ele uma necessidade vital?

Ramana Maharshi faleceu em Tiruvannamalai em 1950. Sua presença e seu silêncio constituíram por si só um ensinamento para seus discípulos.

Livros à venda: Livros de Ramana Maharshi (em inglês)

Escritos na Internet:

Perenialistas

Muito referenciado por:
  • Frithjof Schuon:
    • Índice Remissivo
      • Perspectives spirituelles et faits humains 149, 164-165,
      • Le soufisme, voile et quintessence 115,
      • Logique et Transcendance 260,
      • Avoir un centre 48,
      • Racines de la condition humaine 80,
      • Trésors du Bouddhisme 19
  • René Guénon:

Extratos e estudos:

Dispositivos móveis

Online Users

1 usuário on-line

Responsável

Murilo Cardoso de Castro
Doutor em Filosofia, UFRJ (2005)
Mostrar mensagens de erro do PHP