Loading...
 
page id: 1 BEM-VINDO A ESTAS PÁGINAS DEDICADAS À SOPHIA PERENNIS (Cached)
Refresh Print Share this page Send a link
Bem-vindo ao portal Sophia Perennis!

Novidades

Muitas referências a livros, ensaios e artigos na Internet têm uma enorme volatilidade; de um momento para outro desaparecem assim como apareceram. Os motivos são vários mas o que ocorre com maior frequência é que os links deixam de existir por questões de direitos autorais. O que encontramos em nossos percursos pela Web apresentamos, sem compromisso, mas desde já esclarecemos que estas referências podem perder a validade a qualquer momento, o que só podemos lamentar juntamente com os interessados.


O que é a philosophia perennis?


Segundo Ananda Coomaraswamy, um dos pensadores que a estudou e a re-apresentou no século passado: "a filosofia metafísica é chamada de perene devido a sua eternidade, universalidade e imutabilidade; é o que Agostinho de Hipona denominava Sabedoria incriada, a mesma agora assim como sempre foi e sempre será".

Segundo Frithjof Schuon, outro pensador que estaremos referenciando muito:
"A expressão philosophia perennis, que apareceu a partir do Renascimento, e a qual a escolástica usou amplamente, designa a ciência dos princípios ontológicos fundamentais e universais; ciência imutável como estes princípios, e primordial pelo fato mesmo de sua universalidade e sua infalibilidade. Utilizaríamos de bom grado a expressão sophia perennis para indicar que não se trata de "filosofia" no sentido corrente e aproximado da palavra - qual sugerem simples construções mentais, surgidas da ignorância, da dúvida e das conjecturas, e inclusive do gosto pela novidade e a originalidade -, ou, também, poderíamos empregar a expressão religio perennis, referindo-nos então ao lado operativo desta sabedoria, ou seja a seu aspecto místico ou iniciático." (EM BUSCA DA RELIGIÃO PERENE)


Grande parte do que iremos indicar e apresentar neste sítio infelizmente não está em português, mas mesmo assim merece nosso esforço de entendimento e de compreensão. Quando possível será feita uma tradução, mas a opção preferencial é evitar traduções sobre traduções da ciência sagrada.

Alguns textos referenciados estão em formato PDF, o que requer o uso do Acrobat Reader ou um "leitor PDF". No caso do Acrobat, este pode ser descido e instalado gratuitamente a partir do site da Adobe.

Recomenda-se a visita aos itens do Menu, que apontam para diferentes recursos, dos quais destacamos:
  • Artigos, com referências a artigos, ensaios e hipertextos encontrados na Internet (no sub-menu "Listagem" se tem acesso a todos os documentos em uma tabela que pode ser classificada por qualquer coluna, além de um buscador por termo chave do artigo);
  • Citações, um blog contendo fragmentos de pensamento, organizados por Tópicos;
  • WebLinks, um diretório de links para os sites recomendados;
  • Termos e Noções, com os termos e noções, no site e em outro site exclusivamente dedicado às definições destes termos e noções (procuramos, sempre que possível, apresentar esta definições segundo as palavras dos próprios pensadores).

Não menos importante é a seção Philosophia Perennis, contendo resumos e extratos da obra dos Caminhantes que nos antecedem nesta jornada, e de movimentos espirituais relevantes, como a Philokalia, o Gnosticismo e o Hermetismo. Grande parte dos textos de toda esta seção está em espanhol, foram obtidos em acervos digitais (indicados nos textos e nas WebLinks) contendo traduções amavelmente liberadas para os buscadores (as quais sempre creditamos a fonte e, se conhecidos, a autoria e o eventual tradutor).

A exposição de diferentes tradições espirituais e religiosas se dá com o intuito de apoiar a compreensão de nossa tradição ocidental cristã, segundo o espírito tão bem formulado por Raimon Panikkar: "Chego a dizer que aquele que não conhece senão sua própria religião não a conhece verdadeiramente. É necessário que se conheça pelo menos uma outra religião que a sua para situar em verdade o conhecimento profundo daquela que se professa."

Mantemos outros sites, dedicados unicamente à filosofia perene e seus "filósofos": TERMOS E NOÇÕES DA TRADIÇÃO (EM HIPERTEXTO), SOPHIA PERENNIS (EM FRANCÊS), Cristologia (em francês). Visite também: TRADIÇÃO DE PLATÃO (SITE EM PORTUGUÊS).

Um bom começo para navegar pelo site é através das páginas dedicadas à Cristologia e à Philokalia.

Responsável pelo portal:
Murilo Cardoso de Castro
Doutor em Filosofia
Universidade Federal do Rio de Janeiro


Share this pageSend a link

Responsável

Murilo Cardoso de Castro
Doutor em Filosofia, UFRJ (2005)